"Amigo aprendiz" entre as 12 melhores baladas do ano

A canção "Amigo aprendiz", com música de Tiago Bettencourt e poema de Fernando Pessoa, interpretada por Rodrigo Costa Félix, é apontada, pela revista norte-americana The Atlantic, uma das 12 melhores baladas a ouvir em 2012.
Publicado a
Atualizado a

Esta canção, sobre o poema de Fernando Pessoa, integra o mais recente álbum do fadista, "Fados de amor", editado em maio passado pela Farol.

[youtube:zZi9v7VAPf8]

A revista norte-americana, publicação de referência de temas da atualidade política, económica e cultural, com sede em Washington, destaca a capacidade inovadora de Rodrigo Costa Félix de não se deixar amarrar à tradição fadista, cuja figura maior e mais amada é Amália Rodrigues, e destaca as suas suspensões, "na interpretação contida", "harmoniosamente apoiada pelos atentos acompanhadores".

Integram a lista das doze baladas escolhidas pela revista norte-americana, a canção "Caruso", pelo chileno Sergio Járlaz, "Robin Hood", do porto-riquenho Tego Calderón, "Deewana Kar Raha Hai", do indiano Javed Ali, "Tell Me", do ganês Jon Germain, o "Gosto da Chuva", do tailandês Kritt Pannana, e ainda "Ma Lkit", da tunisina Emel Mathlouthi.

A lista completa-se com a banda multinacional The National Fanfare of Kadebostany, com "Walking With a Ghost", a francesa da ilha caribenha de Guadalupe Jessye Belleval, com o tema "Toute une vie?", o duo guatemalteco Ricardo Arjona & Gaby Moreno, com "Fuiste Tú", Sekouba Bambino, da Guiné-Conacri, com "Simontena", e a sino-canadiana Wanting Qu, com a balada "Tu existes na minha canção".

Em declarações à Lusa, o fadista afirmou-se "surpreendido" pela escolha que considerou "gratificante".

"Eu, muito especialmente, adoro este tema pelo extraordinário poema e a excelente música do Tiago [Bettencourt], mas não pensei que chegasse assim tão depressa aos Estados Unidos", disse o fadista.

Rodrigo Costa Félix sublinhou à Lusa que a escolha "é tão gratificante, quanto se trata de uma revista importante que se destina a um público exigente e com acesso a muita e variada música".

O álbum, "Fados de amor", totaliza 15 temas, alguns de autoria de Rodrigo Costa Félix, e inclui poemas inéditos interpretados em fados tradicionais, casos, por exemplo, dos de autoria de Tiago Torres da Silva, "Nos olhos de alguém" e "Paixões secretas", interpretados, respetivamente, nos fados Esmeraldinha e Alberto.

O fadista canta ainda os tradicionais Fado CUF e Pedro Rodrigues. No CUF, de Alfredo Marceneiro, interpreta "Nós dois", uma letra de Ana Vidal; no Pedro Rodrigues, recupera o tema de António Calem, "Desde ontem não te vejo", gravado por fadistas como José Coelho, Carlos Guedes de Amorim e João Braga.

De outros repertórios Rodrigo Costa Félix recupera também "Rosinha dos limões", de Max, "Como te quis e quero", de Manuel de Almeida, e "O teu olhar", de Carlos Ramos.

Afirmando-se "preocupado com a qualidade literária", o fadista disse ser "exigente" com o que escolhe, e "muito mais" com o que é de sua autoria.

Neste CD interpreta ainda poemas de Pedro Homem de Mello, "Fonte", que canta no Fado Menor do Porto.

À Lusa o fadista destacou Rui Noronha, um poeta que descobriu e que considera "excelente", de quem canta, no fado Zé Grande, de Raul Simões Pereira, o poema "Mulher".

O álbum inclui ainda uma música "composta por todo o grupo para um poema do Rodrigo Serrão, 'As palavras que eu procuro', denominada 'Fado a quatro'" com a qual fecha o CD.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt